POPart: A arte popular.
- dadaismopop
- 27 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Pop Art é uma abreviação de “Popular Art” que surgiu na década de 1950 na Inglaterra e Estados Unidos contrapondo-se ao expressionismo abstrato alemão que dominava a cena artística. Popular Art referia-se a tudo que era produzido pela cultura em massa, ou seja, a partir daquele momento, imagens televisivas, histórias em quadrinhos, fotos e inúmeras produções publicitárias ganhavam a holofotes. Coisas do dia-a-dia viravam matéria prima de obras, que faziam uma crítica irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Por um lado, ela expõe traços de uma sociedade marcada pela industrialização, pela repetição e a criação de ícones instantâneos. Por outro, questiona os limites do fazer artístico ao evitar um pensamento autonomista e abranger os fenômenos de seu tempo para então conceber suas criações próprias. Os artistas trabalhavam com cores vivas, como o amarelo, verde, vermelho e azul. Modificavam o formato destes objetos, ou repetiam o mesmo, em cores diferentes. O Pop Art chegou no Brasil na década de 60 e além das críticas ao consumismo e materialismo, foi usado como denúncia e protesto em prol de movimentos sociais, já que o Brasil passava por uma ditadura militar naquela época.
Principais artistas da Pop Art:
- Andy Warhol: maior representante da Pop Art. Além de pintor foi também cineasta, ganhou visibilidade com suas séries de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe, esta produzida no ano de 1967. Warhol entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade. Da mesma forma, e usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro. Produziu filmes e discos de um grupo musical, incentivou o trabalho de outros artistas e uma revista mensal.
- Peter Blake: foi o criador da capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.
- Wayne Thiebaud: pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico.
- Roy Lichtenstein: pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas.
- Jasper Johns: pintor norte-americano cuja obra principal foi Flag (Bandeira) de 19.
Comments